A Mais Linda Viagem

A Mais Linda Viagem é um projeto de turismo comunitário no Vale do Jequitinhonha concebido e desenvolvido pela AJENAI, com o apoio  das demais organizações locais: AMAI em Francisco Badaró, AMPLIAR em Minas Novas e ACHANTI em Chapada do Norte.

Duas vezes ao ano, em abril e em setembro, a AJENAI leva um grupo de até 12 pessoas para descobrir a riqueza cultural e humana do Vale do Jequitinhonha. O programa, que tem duração de 8 dias, leva o grupo para conviver com sete comunidades rurais,  além de conhecer algumas das cidades do Alto e do Médio Jequitinhonha: Diamantina, Minas Novas, Chapada do Norte e Araçuaí. O grupo tem ainda a oportunidade de conhecer alguns dos projetos da AJENAI.

A viagem proporciona uma intensa imersão na cultura do Vale: o grupo participa de rodas de dança, de canto e jogação de verso, pula corda, faz cerâmica...  E ainda tem a oportunidade de prosear, rir e se emocionar com a força e alegria desse povo, sempre com uma boa comida caseira feita no fogão à lenha.

Intercâmbio 

A Mais Linda Viagem tem como propósito promover um intercâmbio entre o rural e o urbano.  

 

Para as comunidades visitadas, receber os visitantes é uma imensa alegria. É motivo de orgulho, de se sentir prestigiado e de se afirmar a partir da força da sua cultura.

É também uma oportunidade concreta de geração de renda e de fomento à economia local.

Para os visitantes, a viagem é uma oportunidade de se conectar com a riqueza cultural e humana do país.

É ainda uma oportunidade de receber carinho, alegria e benção. E de se fortalecer com a energia pura, sem artifícios, de uma gente tão forte, generosa e solidária.

“A mais linda viagem" foi uma experiência de afeto e de conexão com sentimentos muito genuínos que aquecem e fazem carinho na alma.


Cada chegada em um lugarzinho era uma festa cheia de encantamento, sorrisos, olho no olho e muitos abraços acolhedores.


Essa viagem é daquelas que a gente vai e volta, mas não volta do mesmo jeito. Agora eu tenho um lugarzinho dentro de mim que de vez em quando visito pra reencontrar a paz e alegria daqueles dias.


Juliana  Duarte

Publicitária e chef de cozinha

Maria Vitória Dias

Historiadora

"A Mais Linda Viagem" é uma expedição única por tudo que se aprende com as pessoas do lugar. [...] Conhecemos o mais profundo do Vale e nos deslumbramos com a força, beleza, valores e detalhes singulares de cada comunidade.

Moldamos o barro, bordamos, participamos de leilão, feira, coral, festa e reza. E até de batuque e órgão nas igrejas. Dançamos, cantamos e brincamos. E rimos, rimos a valer.

[...] A festa, no embalo da música, não tinha fim. Assim como a fartura das delícias de fubá, goma, milho, queijo, feijão, farinha e frutas.

 

A viagem permanece, sem fim. 

Além de Viviane Fortes, idealizadora e coordenadora de muitos dos programas da AJENAI, o grupo tem como guias dois jovens da região: Kennedy e Douglas, moradores de duas comunidades visitadas no programa. 

Os guias

AJENAI

Associação Jenipapense de Assistência à Infância 


 

Telefone:  + 55 33 37389081

Endereço: Rua Padre Willy, nº 278 Jenipapo de Minas /MG

CNPJ: 03235662/0001-39

Receba as novidades da AJENAI por e-mail

© 2020 AJENAI | Política de Privacidade