Buscar

Roda de Versos das Mulheres do Jequitinhonha

Os grupos Bordadeiras do Curtume e Tecelãs de Tocoiós, que integram o projeto Mulheres do Jequitinhonha, foram convidados pelo Circuito Cultural UFMG para apresentação online de uma roda de versos.



O evento, realizado pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG, acontece em apoio à  campanha   #ColaboreHospitaisUFMG, uma iniciativa de financiamento coletivo para a compra de medicamentos, insumos e equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas, aventais, para os hospitais das Clínicas da UFMG,  Risoleta  Neves e  UPA Centro-Sul, em Belo Horizonte.

Rodas de verso

Jogar verso, como se diz no Vale do Jequitinhonha, é uma tradição de toda a gente que vive nessa região tão isolada de Minas Gerais. Em festas, nas celebrações de colheita, nos encontros das comunidades,  as pessoas se juntam para cantar as rodas de verso.


Funciona assim: todos  presentes na roda  cantam juntos um refrão, que é entremeado de versos. Os versos são "jogados" individualmente, e podem ser cantados de improviso ou fazer parte de um repertório tradicional. Compostos por quadrinhas de 4 versos, com sete sílaba cada um, a rima acontece na sílaba tônica das últimas palavras do 2˚ e do 4˚ versos.


Na apresentação para o Circuito Cultural UFMG, as Bordadeiras do Curtume e as Tecelãs de Tocoiós irão cantar uma roda de versos tradicional. Mas, em função da atual epidemia, as mulheres não puderam se encontrar para formar a roda, como acontece nas celebrações. Cada participante gravou um verso individualmente, em sua própria casa, simulando assim uma grande roda. Mesmo à distância, a roda se formou e as Mulheres do Jequitinhonha convidam a todos para entrar nessa brincadeira.


Mulheres do Jequitinhonha Mulheres do Jequitinhonha é o nome de um projeto sócio-cultural da AJENAI, ONG que atua no fortalecimento da cultura e dos saberes do povo do Vale do Jequitinhonha com o objetivo de gerar transformação social, bem-estar e promover equidade de gênero.


Atualmente, dois grupos fazem parte deste projeto: as Bordadeiras do Curtume e as Tecelãs de Tocoiós, somando ao todo cerca de 60 mulheres.


Anote na agenda:

Após essa data, a roda de versos ficará disponível no YouTube por tempo indeterminado.


E não deixe de seguir o projeto @rodadeversos no Instagram!

0 visualização

AJENAI

Associação Jenipapense de Assistência à Infância 


 

Telefone:  + 55 33 37389081

Endereço: Rua Padre Willy, nº 278 Jenipapo de Minas /MG

CNPJ: 03235662/0001-39

Receba as novidades da AJENAI por e-mail

© 2020 AJENAI | Política de Privacidade