Buscar
  • Ajenai

AJENAI: um novo caminho se inicia

Atualizado: Abr 28

AJENAI encerra convênio com o ChildFund Brasil - Fundo para Crianças, constrói novas parcerias e se prepara para ampliar sua atuação no Vale do Jequitinhonha.

Foto: Rinaldo Martinucci

Uma parceria de sucesso


Entre 1999 e 2020, a AJENAI teve o ChildFund Brasil - Fundo para Crianças como seu principal parceiro no apoio técnico e financeiro. Nesses 20 anos, graças a essa parceria frutífera, muitos projetos e ações foram implementados. Dentre eles, destacamos:

  • Animadores Comunitários, projeto que atuou na assistência às famílias rurais para o combate à fome e a desnutrição.

  • O apadrinhamento de crianças e o programa de Apoio ao Vínculo das Crianças com os padrinhos.

  • O estímulo à agricultura familiar com orientações e apoio para a produção de hortaliças e frutíferas, pequenas represas e caixas coletoras de água da chuva para o consumo humano e de animais e construção de casas de farinha.

Ainda em parceria com o ChildFund Brasil - Fundo para Crianças, a AJENAI implementou no ano 2 mil o programa Casinhas de Cultura, concebido pelos consultores em projetos sócio-culturais Viviane Fortes e Adelsin.


Com o programa Casinhas de Cultura, a AJENAI foi contemplada com o prêmio Itaú Unicef – 2007, e semifinalista do mesmo prêmio em 2013.  Tornou-se Ponto de Cultura pelo Governo de Minas Gerais, recebeu o prêmio Pontinhos de Cultura e foi selecionada em três Edições do Fundo Estadual de Cultura.


Com a melhoria das condições de vida na região, a AJENAI passou a implementar programas do ChildFund Brasil - Fundo para Crianças com foco na defesa de direitos, como:

  • Terapia Comunitária

  • REJUDES

  • GOLD

  • Aflatoun

  • Olhares em Foco

  • Brincando nos Fortalecemos


Em 2020, o ChildFund Brasil - Fundo para Crianças iniciou o desligamento de alguns convênios do Vale do Jequitinhonha, incluindo o encerramento do convênio com a AJENAI. As ações da Matriz Programática do ChildFund Brasil- Fundo para Crianças continuarão a ser desenvolvidas no município de Jenipapo de Minas pela AMAI, e contará com a colaboração da AJENAI.


Apesar de um grande desafio, esse também é um momento de grandes oportunidades. Afinal, esses 21 anos de história nos deram as ferramentas e a experiência necessárias para seguirmos adiante.


Assim, a AJENAI vem aos poucos diversificando suas parcerias e buscando sustentabilidade a longo prazo.


Fortalecimento da cultura local


Com o apoio de Viviane Fortes, consultora e já parceira de longa data, a AJENAI optou por focar no aprofundamento de seus projetos sócio-culturais, ampliando sua atuação para outros municípios do Vale do Jequitinhonha.


Adotou, assim, uma nova missão:


Promover transformação social a partir da valorização da cultura e dos saberes locais.


Ampliou ainda as formas de financiamento, investimento fortemente na inscrição de seus projetos em editais públicos e privados.


Visibilidade dos projetos


Com o apoio da empreendedora Mariana Berutto, a AJENAI passou a investir em comunicação e na divulgação dos seus projetos.


Ao longo dos últimos meses, a organização se concentrou em registrar - em textos, fotos e vídeos - seus projetos e sua história. O lançamento do novo site da AJENAI, das redes sociais e a presença da ONG na mídia nacional é um dos resultados desse trabalho.

Com o aumento da visibilidade, esperamos atrair novos parceiros e apoiadores.


Empreendedorismo social


Além da busca por financiamento público e privado, a AJENAI tem buscado alternativas criativas de levantar fundos para seus projetos.


A Mais Linda Viagem, projeto de turismo comunitário, idealizado e implementado desde 2018 por Viviane Fortes e Mariana Berutto, será agora promovido pela AJENAI, visando não apenas o fomento à economia local mas também a geração de receita para a continuidade das iniciativas visitadas pelos participantes.


O projeto Versinhos, lançado em março de 2020 , é outro exemplo. Em 30 dias, a venda de versos gerou uma receita de cerca de 7 mil reais para o fundo solidário de apoio às famílias rurais durante a pandemia do COVID-19.


Apesar do grande desafio, a equipe da AJENAI está confiante que poderá não apenas continuar, mas ampliar o trabalho que vem desenvolvendo no Vale do Jequitinhonha, se tornando uma referência, não apenas na região, mas em todo o país.


Foto: Rinaldo Martinucci


0 visualização

AJENAI

Associação Jenipapense de Assistência à Infância 


 

Telefone:  + 55 33 37389081

Endereço: Rua Padre Willy, nº 278 Jenipapo de Minas /MG

CNPJ: 03235662/0001-39

Receba as novidades da AJENAI por e-mail

© 2020 AJENAI | Política de Privacidade