Versinhos de Bem-Querer
Em março de 2020, no início da pandemia do COVID 19 no Brasil, a AJENAI lançou o projeto Versinhos de Bem-Querer - uma ação emergencial que tinha como intuito, num primeiro momento, levantar fundos para ajudar a mitigar os efeitos da pandemia junto a oito comunidades rurais no Vale do Jequitinhonha. Além de arrecadar recursos, o projeto tinha como proposta levar a cultura dos versos cantados do Vale para todo o Brasil, espalhando bem-querer e poesia em um momento tão difícil da vida das pessoas.
Como funciona:
As pessoas podem comprar um versinho pelo site do projeto, por apenas 26 reais. Uma jogadora de versos do Vale do Jequitinhonha irá então gravar o versinho cantado, que será enviado por WhatsApp para o comprador. Ao receber, a pessoa poderá em seguida presentear quem ela quer bem com o versinho personalizado.
Visite o site do projeto:
OS RESULTADOS
-
Em 7 meses, mais de 4.600 versinhos foram encomendados, levando a poesia e a delicadeza da cultura do Vale do Jequitinhonha para todo o Brasil.
-
O projeto foi eleito uma das TOP 30 iniciativas no enfrentamento da epidemia do COVID-19 no Brasil, garantindo o prêmio de Empreendedor Social do Ano em resposta à Covid-19 às coordenadoras de projetos da AJENAI Viviane Fortes e Elisângela Pedroso.
-
Através do projeto, a AJENAI pôde arrecadar 115 mil reais, que foram distribuídos da seguinte maneira:
-
-
20% do valor total foram repassados para as oitos comunidades rurais , a saber:
-
Tocoiós e São João de Baixo, no município de Francisco Badaró
-
Curtume e Ribeirão de Areia, no município de Jenipapo de Minas
-
Poções, Moça Santa, Alves e São João dos Marques, no município de Chapada do Norte.
-
-
35% do valor total foram investidos em projetos de geração de renda: formação online para o plantio do algodão agroecológico, inclusão do grupo Mulheres da Ponte no projeto Mulheres do Jequitinhonha, desenvolvimento de uma coleção de peças com as Tecelãs de Tocoiós, entre outros.
-
10% foram usados para remunerar as jogadoras de verso pelo trabalho de cantar os versinhos para o projeto.
-
26% foram destinados a arcar com os custos do próprio projeto.
-
8% é o fundo de reserva que temos guardado caso as famílias precisem de apoio durante a epidemia (compra de remédios, transporte para hospital etc.)
-
entre março e novembro de 2020